-
Arquitetos: Ippei Komatsu Architects
- Área: 108 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Norihito Yamauchi
Descrição enviada pela equipe de projeto. Decidimos escavar o terreno por etapas e criar dois novos muros de contenção baixos no local, sobre os quais a casa foi construída. O piso e uma parede em forma de L são erguidos sobre esta base. Além disso, dispomos parede em forma de L em uma posição que a equilibrasse e fosse possível criar novos pisos acima repetidamente.
Ao agrupar as paredes simbólicas que compõem toda a cidade no andar superior, mantendo um equilíbrio, tentamos conectar a relação entre o nível do solo e o ambiente circundante com o andar superior.
Usando os materiais e cenários que já existiam nesta área residencial como diretrizes para o projeto, procuramos criar uma casa imprevisível e aberta no futuro.
- O projeto foi desenvolvido sobre o muro de contenção que existia no local, uma área residencial com edifícios de alturas diferentes. A casa caracteriza-se por uma parede que se eleva aleatoriamente do muro de contenção.
- Como a estrutura está em balanço, ela é instável até que toda a estrutura esteja consolidada, por isso foi difícil construí-la.
- A estrutura é metálica e em concreto armado e as paredes são de policarbonato.
- Conseguiu-se uma planta livre ao dispor uma parede externa no interior.